CartaExpressa
Real Time Big Data: Haddad lidera com 34% das intenções de voto, Tarcísio tem 20%
Levantamento é o primeiro desde a saída oficial de Márcio França da disputa pela vaga de governador


O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) lidera com folga a corrida eleitoral pelo governo de São Paulo, segundo a nova rodada da pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira 11. Ao todo, o petista reúne 34% das intenções de voto e supera Tarcísio de Freitas (Republicanos) por 14 pontos percentuais.
O levantamento é o primeiro desde a saída oficial de Márcio França (PSB) da disputa pela vaga de governador. Ele ocupava, até o momento, o segundo lugar na disputa, segurando as intenções de voto em Haddad em um patamar abaixo de 30% e de Tarcísio em menos de 20%. Sua saída, como mostram os números, faz os dois ex-adversários subirem. No levantamento divulgado no final de maio, o petista tinha 29% e o bolsonarista 15%.
Quem aparece em terceiro lugar na pesquisa é o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), que soma 16% das intenções de voto. O tucano tinha 7% no levantamento divulgado no final de maio. Por fim, bem distantes do primeiro pelotão, estão Vinícius Poit (Novo) com 2%, Abraham Weintraub (PMB) com 1% e Elvis Cezar (PDT) também com 1%. Os demais pré-candidatos não pontuaram.
A Real Time Big Data ainda monitorou um cenário bem mais enxuto, com a presença de apenas três pré-candidatos. Haddad vai a 35%, Tarcísio 21% e Garcia 18%.
Para chegar aos resultados divulgados nesta segunda, a pesquisa ouviu 1.500 entrevistados entre os dias 8 e 9 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.