Marcelo Freixo no Poder em Pauta: As eleições no berço de Bolsonaro e das milícias

Deputado federal comenta o cenário eleitoral no Rio de Janeiro, um dia após o encontro com Lula na Cinelândia

O ex-presidente Lula acaba de passar pelo Rio de Janeiro para um ato público com os pré-candidatos que apoia para governador, o deputado federal Marcelo Freixo, do PSB, e para senador, o deputado estadual petista André Ceciliano, presidente da Assembleia Legislativa. A candidatura ao Senado não é, porém, um assunto tranquilo. Alessandro Molon, deputado federal pelo PSB, diz que não abre mão de concorrer, apesar do apelo de Freixo para que desista. O Rio, terra das milícias e de Fabricio “rachadinha” Queiroz, é o estado com o terceiro maior colégio eleitoral do Brasil, 12,8 milhões de votantes, 8,4% do total do País. É também o berço do clã Bolsonaro, grupo que apoia a reeleição do governador Claudio Castro, do PL. Segundo uma recente pesquisa do Datafolha, Freixo e Castro estão tecnicamente empatados: o primeiro tem 22% das intenções de voto e o segundo, 21%. No caso da disputa presidencial, o levantamento mostra Lula à frente de Bolsonaro entre os fluminenses, 41% a 34%. Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista AO VIVO Marcelo Freixo.

Cacá Melo

Cacá Melo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar