CartaExpressa
Juiz que mandou prender Milton Ribeiro vem recebendo ameaças
Renato Borelli, da 15ª Vara Federal, pediu a prisão do ex-ministro e dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos por suposta participação em esquema de corrupção no MEC


O juiz que mandou prender o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, vem sofrendo ameaças, segundo informou a assessoria da Justiça Federal em Brasília.
A pasta mencionou que Renato Borelli, da 15ª Vara Federal, vem recebendo “centenas de ameaças dos grupos de apoio ao ex-ministro” e que o caso já está sendo investigado. Não foi revelado o teor das mensagens.
O juiz pediu a prisão do ex-ministro Milton Ribeiro e também dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos por suposta participação em um esquema de desvio de dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), via Ministério da Educação.
Bolsonaro com pastores presos e Milton Ribeiro. Foto: Catarina Chaves/MEC
Milton Ribeiro é investigado pelos crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência. Nesta quinta-feira, o ex-ministro passa por audiência de custódia na 15ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal. A oitiva será realizada por videoconferência.
A audiência permite à defesa questionar a prisão imposta e ao juiz validar se mantém ou não a medida, com a possibilidade de sua revogação ou substituição por medidas cautelares.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula sobre Milton Ribeiro: Tem direito à defesa, mas foi um ministro ruim
Por CartaCapital
Prisão de Milton Ribeiro não afasta evangélicos de Bolsonaro, aposta deputado aliado
Por Alisson Matos
Milton Ribeiro pediu orações por causa de ação no STF em culto três dias antes de ser preso
Por Agência O Globo