Mundo
China organiza cúpula virtual do Brics na próxima semana
Será a primeira reunião desse grupo desde o início da crise na Ucrânia


O presidente chinês, Xi Jinping, vai liderar, na próxima semana, uma cúpula virtual dos líderes do grupo Brics, que também inclui Brasil, Rússia, Índia e África do Sul.
Será a primeira reunião desse grupo desde o início da crise na Ucrânia.
Esse influente grupo de economias emergentes formado em 2009 reúne 40% da população global e representa quase 25% do PIB mundial.
Xi presidirá a reunião virtual do Brics em 23 de junho, informou a agência de notícias estatal Xinhua nesta sexta-feira, citando a porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Hua Chunying.
Três de seus membros – China, Índia e África do Sul – se abstiveram de votar em uma resolução para condenar a invasão russa da Ucrânia.
China e Índia têm fortes vínculos militares com a Rússia e compram quantidades significativas de petróleo e gás.
Em um telefonema com seu homólogo russo, Vladimir Putin, na quarta-feira 15, Xi manifestou seu apoio a questões de “soberania e segurança”, levando os Estados Unidos a pedir a Pequim que evite se colocar do “lado errado da história”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.