O encontro de Bolsonaro e Biden, eleições e Amazônia

Gilberto Maringoni comenta o encontro de Joe Biden e Jair Bolsonaro no programa Poder em Pauta

Jair Bolsonaro foi aos Estados Unidos para a Cúpula das Américas e encontrou pela primeira vez Joe Biden. Havia torcido para Donald Trump permanecer na Casa Branca e fez coro à teoria conspiratória de fraude na eleição americana. Agora o governo Biden mandar recados de confiança no sistema eleitoral brasileiro, para desacreditar o golpe ensaiado por Bolsonaro. Aliás, um dos temas de Biden na Cúpula foi “democracia” e ele deixou de fora da reunião países que considera autoritários, como Cuba, Nicarágua e Venezuela. Em resposta, Andrés Manuel Lopez Obrador, do México, boicotou a Cúpula, esvaziada em razão de várias outras ausências. Outro tema destacado por Biden foi meio ambiente, um embaraço para Bolsonaro, às voltas com o sumiço do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Philips na Amazônia. Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista AO VIVO Gilberto Maringoni, professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Grande ABC.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.