CartaExpressa
Câmara aprova realização de audiência pública sobre ‘CPI do Sertanejo’
Escândalo tomou conta das redes sociais após suspeitas de irregularidades em contratação de shows por prefeituras


A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira 8, a proposta de realização de uma audiência pública para tratar sobre o financiamento público de atividades artísticas no Brasil.
A sugestão consta de requerimento do deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), apresentado após o escândalo que ficou conhecido como “CPI do Sertanejo”.
O tema dominou as redes sociais depois da instauração de investigações sobre o uso de verbas municipais para shows de artistas sertanejos, como Gusttavo Lima.
Internautas cobraram a abertura de uma apuração formal, sobretudo os fãs da cantora Anitta, alvo de acusações do artista sertanejo Zé Neto no âmbito da Lei Rouanet.
A ideia da audiência pública é voltar a atenção sobre as contratações de cantores sertanejos pelas administrações municipais. A reunião deve ocorrer em julho.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.