Política

Temer diz que ‘não houve condicionantes’ em conversa entre Bolsonaro e Moraes

Ex-presidente contrariou declaração de que ministro do STF não teria cumprido acordo

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Michel Temer divulgou uma nota nesta terça-feira afirmando que “não houve condicionantes” na conversa que ele intermediou entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro do ano passado. A declaração de Temer ocorre em resposta a uma fala de Bolsonaro de que Moraes não teria cumprido o que foi combinado na ocasião.

“Não houve condicionantes e nem deveria haver pois tratávamos ali de fazer um gesto conjunto de boa vontade e grandeza entre dois Poderes do Estado brasileiro. Mais do que nunca, o momento é de prudência, responsabilidade, harmonia e paz”, disse o ex-presidente.

No texto, Temer afirma ter o “dever de esclarecer” que foi a Brasília naquele momento “com o objetivo de ajudar a pacificar o país” e que “as conversas se desenvolveram em alto nível como cabia a uma pauta de defesa da democracia”.

Em setembro, o ex-presidente intermediou uma conversa entre os dois com o objetivo de tentar estabelecer uma trégua no conflito institucional entre Executivo e Judiciário. Na época, Bolsonaro afirmou que não iria mais cumprir as decisões de Moraes. Após a conversa entre os três, o presidente publicou uma nota — escrita por Temer — afirmando que as declarações “decorreram do calor do momento”.

Nesta terça-feira, em entrevista ao SBT News, Bolsonaro afirmou que eles combinaram “certas coisas” que não teriam sido cumpridas pelo ministro.

“Estava eu, Michel Temer e um telefone celular na minha frente. Ligamos para o Alexandre de Moraes. Conversamos três vezes com ele. E combinamos certas coisas para assinar aquela carta. Ele não cumpriu nenhum dos itens que combinei com ele”, afirmou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo