CartaExpressa
TRE determina a retirada de outdoor com ataques a Haddad, líder das pesquisas em SP
A decisão é do juiz auxiliar José Antonio Encinas Manfré, que acolheu representação do diretório estadual do PT


O Tribunal Regional Eleitoral do estado de São Paulo determinou a remoção de um outdoor com ataques ao pré-candidato do PT ao governo paulista, Fernando Haddad.
A decisão, assinada em 2 de junho, é do juiz auxiliar José Antonio Encinas Manfré, que acolheu representação do diretório estadual do PT e concedeu uma liminar pela retirada da peça, instalada em Santa Fé do Sul, interior de São Paulo. O descumprimento da decisão gerará uma multa diária de 2 mil reais. Cabe recurso ao pleno do TRE.
O outdoor traz a mensagem: “O pior prefeito da cidade de São Paulo. Ministro que destruiu a educação do Brasil. Agora quer destruir o Estado de São Paulo. Você vai deixar???”.
Há, entre as violações apontadas pelo magistrado, uma ao artigo 8º da Lei 9.504/1997, que veda “a propaganda eleitoral mediante outdoors, inclusive eletrônicos, sujeitando-se a empresa responsável, os partidos, as coligações e os candidatos à imediata retirada da propaganda irregular e ao pagamento de multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 15.000,00 (quinze mil reais)”.
Um levantamento do Paraná Pesquisas divulgado em 30 de maio mostra que Haddad lidera a disputa pelo governo de São Paulo com 10 pontos de vantagem.
No principal cenário monitorado, o petista tem 28,6% das intenções de voto. Em seguida, aparece Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 17,9%, tecnicamente empatado com Márcio França (PSB), com 17,7%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Haddad quer Marina na vaga de vice para atrair eleitor moderado em SP
Por Estadão Conteúdo
‘Se isso se consumar, é uma aliança muito competitiva’, diz Haddad sobre ter França como candidato ao Senado em SP
Por CartaCapital
Haddad lidera disputa pelo governo de SP com vantagem de 10 pontos percentuais
Por CartaCapital