Política

Lula é o pré-candidato mais honesto e competente, apontam eleitores em pesquisa

Segundo o Ipespe, o ex-presidente é apontado ainda como o mais preocupado com pessoas e o mais experiente

Foto: Divulgação Lula/Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) foi apontado pelos eleitores brasileiros como o pré-candidato mais honesto, competente e inteligente em uma pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta sexta-feira 3. De todas as características de um político citadas no levantamento, o petista só não lidera no quesito pulso firme, quando aparece numericamente atrás de Jair Bolsonaro (PL), mas tecnicamente empatado pela margem de erro.

Para os entrevistados, a característica mais atribuída a Lula é sua experiência, com 46% das citações. Logo em seguida vem a preocupação com as pessoas, apontada por 45% dos eleitores; a competência foi citada por 43%; e o equilíbrio teve 40% das menções.

Lula ainda é apontado como o mais honesto entre os pré-candidatos, reunindo 35% das menções a ele neste item. Neste caso, Bolsonaro aparece em segundo lugar com 30% e Ciro Gomes (PDT) soma 11%. A senadora Simone Tebet (MDB) também foi monitorada e alcançou 6% neste quesito.

Já no quesito ideias novas e modernas, Lula também é apontado como o pré-candidato que mais tem essa característica. Neste caso, ele possui 30% das menções. Bolsonaro aparece em segundo lugar com 20%, tecnicamente empatado com Ciro, que reúne 18%. Tebet tem apenas 7%.

No item pulso firme, único quesito não liderado por Lula, Bolsonaro soma 36% das menções, o petista, por sua vez, tem 33%. Ciro Gomes soma 15% e Tebet 2%.

Confira o desempenho de cada um dos pré-candidatos:

Rejeição

A pesquisa também monitorou a rejeição dos eleitores brasileiros aos pré-candidatos. Com a saída de João Doria (PSDB), Bolsonaro é quem aparece como o nome mais rejeitado pelos brasileiros nestas eleições, com 59% de reprovação a sua pré-candidatura. Em seguida aparece Lula, com 43% das indicações negativas. Ciro, por sua vez, reúne 40% neste quesito.

Os demais candidatos ficam na casa dos 30% de rejeição. Em todos os casos, no entanto, ainda somam altos percentuais de desconhecimento por parte dos eleitores, o que justificaria os menores níveis de reprovação.

Ao monitorar a rejeição, a pesquisa também mediu o potencial de votos de cada um dos pré-candidatos. Neste caso, Lula e Ciro Gomes estão tecnicamente empatados na liderança, com 56% e 55%, respectivamente. A diferença entre os dois está no desmembramento deste potencial: enquanto Lula tem maior taxa de ‘certeza’ e menor percentual de ‘poderia votar’, Ciro inverte o perfil. O pedetista, de acordo com o levantamento, reúne um maior percentual de eleitores abertos a escolherem sua candidatura, mas um menor potencial de ‘certeza’.

Confira o desempenho de cada um dos pré-candidatos:

Para chegar aos resultados, foram entrevistados mil eleitores por telefone entre os dias 30 de maio e 1º de junho. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95,5%.

Confira a íntegra da pesquisa:

2022_06_01 PESQUISA IPESPE

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo