CartaExpressa
PoderData: Maioria diz ser contra a liberação do aborto; rejeição é maior entre os homens
Entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), 82% são contrários à descriminalização


Uma pesquisa realizada pelo PoderData indica que 59% dos brasileiros são contrários à descriminalização do aborto no País. Apenas 24% afirmaram ser favoráveis, enquanto 17% não souberam responder.
O número de críticos à interrupção voluntária da gravidez é maior entre os homens (62%), na região Centro-Oeste (65%) e entre as pessoas com ensino médio completo (68%). Entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), 82% são contra a liberação.
O contingente de mulheres que desaprovam a descriminalização é de 56%. Os favoráveis se concentram entre os mais velhos (31%) ou com ensino superior (37%).
O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 24 de maio e ouviu 3 mil pessoas por meio de ligações telefônicas em 301 cidades de todos os estados do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O registro no TSE está sob o número BR-05638/2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.