CartaExpressa
Queiroga diz que total de mortes por chuvas no Grande Recife ‘vai passar de 70’
Uma contagem de sábado elevou o número de vítimas para 35 desde a última segunda-feira 23


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que as chuvas na Região Metropolitana de Recife (PE) deixarão mais de 70 mortos.
Uma contagem de sábado elevou o total de vítimas para 35 desde a última segunda-feira 23. Queiroga, porém, se baseia em informações da Vigilância em Saúde.
“Sabemos que vai passar de 70 óbitos e hoje (sábado 29) choverá 250 milímetros”, disse o ministro bolsonarista à CNN Brasil. “Já estamos com equipes da Força Nacional e Secretária de Vigilância em Saúde na região.”
Neste domingo 29, a busca por pessoas desaparecidas nos deslizamentos de barreiras mobiliza bombeiros, Exército e moradores do Grande Recife. No Jardim Monte Verde, ao menos 20 pessoas morreram soterradas.
Até a manhã deste domingo, a Defesa Civil de Pernambuco não divulgou estimativa do número de desaparecidos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.