Mundo
Pelo menos 12 civis morrem em massacre na República Democrática do Congo
As Forças Democráticas Aliadas são responsáveis pelas mortes, disseram o exército e a Cruz Vermelha locais


Pelo menos 12 civis foram mortos no início da manhã deste sábado 28 em Beni, no leste da República Democrática do Congo, por membros do grupo armado das Forças Democráticas Aliadas (ADF), informaram o exército e a Cruz Vermelha locais.
“Ouvimos tiros ao amanhecer na cidade de Beu Manyama. Quando chegamos já era tarde porque a ADF inimiga já havia matado mais de dez de nossos concidadãos com facões”, disse à AFP o capitão Anthony Mualushayi, porta-voz do Exército em Beni. “Fomos perseguidos. Informo que nossos militares neutralizaram sete ADF. Um ADF foi capturado durante a operação de revisão nesta área na parte oeste da estrada nacional nº 4.”
A Cruz Vermelha local deu um número maior de vítimas e afirmou que cerca de 20 civis morreram no ataque.
Kivu do Norte e Ituri estão sob estado de sítio há um ano.
O grupo armado ADF, apresentado pela organização Estado Islâmico como seu braço na África Central, é acusado de ser responsável pelos massacres de milhares de civis na RDC e de ter cometido ataques jihadistas em Uganda.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.