CartaExpressa
Grande Recife já tem mais de 30 mortes confirmadas após fortes chuvas
O governo de Pernambuco informou que a Central de Operações da Codecipe recebeu dos municípios o registro de 516 pessoas desalojadas e 249 desabrigadas


Subiu para 35 o número de mortes em decorrência das fortes chuvas que castigam a Região Metropolitana do Recife (PE) deste a última segunda-feira 23.
Apenas entre o fim da noite da sexta 27 e as 11h deste sábado 28, a Defesa Civil registrou chuvas de até 236 milímetros – mais de 70% do previsto para todo o mês na capital pernambucana.
Só neste sábado, morreram 30 pessoas. Destas, 20 são vítimas de um deslizamento de terra no Jardim Monte Verde, bairro do Ibura.
Em nota divulgada no fim da manhã deste sábado, o governo de Pernambuco informou que a Central de Operações da Codecipe recebeu dos municípios o registro de 516 pessoas desalojadas e 249 desabrigadas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, há o risco de chuvas superiores a 60 mm/h e que podem passar até de 100 mm/dia. “Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.”
A Agência Pernambucana de Águas e Clima também projeta que as chuvas continuem nas próximas 24 horas no Grande Recife, no Agreste e na Zona da Mata.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.