CartaExpressa
‘É muito difícil que Bolsonaro ganhe’, diz aliado do presidente sobre disputa com Lula
O novo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Lincoln Portela (PL-MG), elogiou ainda as militâncias dos adversários


O novo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Lincoln Portela (PL-MG), aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), reconheceu que o ex-capitão não deve vencer o segundo turno contra o ex-presidente Lula (PT).
“Vamos para o segundo turno. Na minha avaliação é muito difícil que Bolsonaro, apesar de eu ser governo, ganhe”, afirmou o deputado em entrevista ao UOL nesta sexta-feira 27.
Pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira 26 mostra que, no primeiro turno, Lula tem 48% das intenções de voto contra 27% do atual presidente. No segundo turno, segundo o levantamento, o petista aparece com 58% ante 33% do ex-capitão (25 pontos percentuais de diferença). Na rodada anterior, de março, a liderança era de 55% a 34% (21 pontos percentuais).
“O presidente Bolsonaro é aguerrido, belicoso, da mesma maneira que a outra militância [de Lula] é. Essas duas candidaturas postas por certo vão chegar ao segundo turno”, avaliou o parlamentar. “Elas mostram a maneira polarizada, belicosa, aguerrida. Quem é militante de Bolsonaro milita desde que acorda até dormir. Quem milita para Lula, da mesma forma”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.