Mundo

Cuba decreta luto oficial em memória aos 45 mortos na explosão de hotel

O luto foi decretado pouco após o Corpo de Bombeiros anunciar à imprensa a retirada do último corpo entre os escombros do hotel, que explodiu enquanto era abastecido de gás

Cuba decreta luto oficial em memória aos 45 mortos na explosão de hotel
Cuba decreta luto oficial em memória aos 45 mortos na explosão de hotel
Foto: ADALBERTO ROQUE / AFP
Apoie Siga-nos no

Cuba decretou luto oficial de 42 horas a partir do amanhecer de sexta-feira, após resgatar nesta quinta 12 o corpo da última vítima fatal na explosão há seis dias no hotel Saratoga de Havana, que deixou 45 mortos.

“Diante do acidente lamentável ocorrido no hotel Saratoga em 6 de maio passado, no qual perderam a vida até o momento 44 compatriotas e uma cidadã espanhola, e após concluídas as ações de resgate e salvamento, o presidente da República de Cuba (Miguel Díaz-Canel) acordou decretar luto oficial”, segundo nota oficial lida na televisão.

Durante o luto, que vigorará do amanhecer de sexta-feira à meia-noite de sábado, a bandeira cubana “deverá ser hasteada a meio mastro nos prédios públicos e instituições militares”, acrescentou o texto oficial.

O luto foi decretado pouco após o coronel Luis Carlos Guzmán, chefe do Corpo de Bombeiros, anunciar à imprensa a retirada do último corpo entre os escombros do hotel, que explodiu no fim da manhã da sexta-feira enquanto era abastecido de gás.

Guzmán, que deu por encerrados os trabalhos de buscas, informou que a recuperação deste último corpo, de uma funcionária do hotel, foi “um trabalho muito arriscado”.

Com o cadáver desta mulher, chegou a 45 o número de mortos nesta tragédia, incluindo quatro crianças e adolescentes, uma grávida e a turista espanhola de 29 anos.

Segundo o Ministério de Saúde Pública, o acidente, provavelmente provocado por um vazamento de gás, deixou ainda 54 feridos, dos quais 16 continuavam hospitalizados nesta quinta-feira, entre eles quatro menores, dois deles em estado crítico.

O hotel de cinco estrelas, situado no movimentado Paseo del Prado de Havana Velha, estava fechado há dois anos pela pandemia e se preparava para reabrir ao público na terça-feira passada. Seus primeiros quatro andares foram destruídos na explosão.

Construído em 1880 e transformado em hotel em 1933, o Saratoga era conhecido por ter alojado várias celebridades nos últimos anos, entre elas Mick Jagger, Beyoncé e Madonna.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo