CartaExpressa
FAB anuncia a expulsão de sargento preso com cocaína na Espanha
Manoel da Silva Rodrigues integrava a comitiva que acompanhava uma viagem do presidente Jair Bolsonaro a Tóquio, no Japão, em 2019
A Força Aérea Brasileira expulsou de suas fileiras o sargento Manoel da Silva Rodrigues, preso no aeroporto de Sevilha, na Espanha, em junho de 2019, com 37 quilos de cocaína.
Ao anunciar a expulsão do militar, nesta quinta-feira 12, a FAB disse ter tomado a decisão “a bem da disciplina”.
À época, Manoel Rodrigues integrava a comitiva de 21 militares que acompanhava uma viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Tóquio, no Japão, onde ele participaria de reunião do G20.
Em nota, a FAB informou que ‘o tempo decorrido até a efetiva expulsão do Sargento esteve condicionado ao cumprimento dos devidos trâmites administrativos de intimação do militar, que se encontra detido em outro país, desde a sua prisão em flagrante’.
Em 15 de fevereiro de 2022, a Justiça Militar da União já o havia condenado à pena de 14 anos e seis meses de reclusão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



