Cultura

assine e leia

Os horrores de um continente

Em seu romance de estreia, a colombiana Vanessa Londoño combina poesia e violência para falar sobre a realidade latino-americana

A autora localiza a narrativa no vilarejo de Hukuméiji, próximo ao mar do Caribe - Imagem: David Amado Pintor/GOTM
Apoie Siga-nos no

As menos de cem páginas de ­Cerco Animal podem, em um primeiro momento, não dar a dimensão precisa do soco que é o livro. É que a linguagem poética da prosa de Vanessa ­Londoño, autora nascida em Bogotá, escamoteia, ao olhar inicial, a profundidade de uma história de dor e atrocidades.

As impressões iniciais dissipam-se conforme a trama avança. Corpos mutilados, episódios de violência gerados pelo patriarcado e a busca de uma maneira de narrar que dê conta disso tudo se combinam e, ora, se digladiam. Como contar com precisão os horrores físicos, emocionais e espirituais que as personagens enfrentam?

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo