CartaExpressa
Após acusar dono do Coco Bambu de sonegar impostos, Ciro vira alvo de bolsonaristas
A pré-candidata a deputada federal, Mayra Pinheiro, conhecida como ‘capitã cloroquina’, saiu em defesa da rede: ‘leva alimentação de qualidade pra milhões de brasileiros’


O pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, desagradou a ala bolsonarista ao acusar o dono da rede de restaurantes Coco Bambu de sonegar impostos. A declaração foi feita em entrevista a um canal no Youtube.
“Por empresários inescrupulosos, sonegadores de impostos, que estão aqui em Fortaleza fazendo política bolsonarista. Esse vagabundo do Coco Bambu tem 50 restaurantes no Brasil e no mundo, cada um deles tem uma razão social diferente pra não pagar imposto, estar no Super Simples. Por isso que são tudo bolsonarista porque é tudo marginal”, disse, referindo-se ao empresário Afranio Barreira.
O empresário foi um dos que se colocou favorável à indicação feita pelo presidente Bolsonaro de utilizar a cloroquina para tratamento da Covid-19, medicamento sem eficácia comprovada pela Ciência.
Uma das reações à declaração do pedetista foi registrada pela médica Mayra Pinheiro, conhecida como ‘capitã cloroquina’, e que deixou o Ministério do Trabalho este ano para disputar as eleições. Ela é pré-candidata a deputada federal no Ceará pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.
Em um vídeo publicado em suas redes, ela aparece ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) entoando a frase: “Somos todos Coco Bambu”. Na legenda da publicação, escreveu: Ciro, vai ter pastel, camarão internacional e, se reclamar, ainda tem sobremesa e cafezinho”.
No decorrer da gravação, ela classifica a fala de Ciro como ‘doidivana’ e disse que a rede de restaurantes representa orgulho nacional, “leva alimentação de qualidade pra milhões de brasileiros”, rebateu.
“O que eu tenho a dizer pra você é que meu sentimento é de vergonha. E como médica eu te dou um conselho: procure urgente um psiquiatra”, declarou.
Melhor resposta a Ciro Gomes, que chamou os empreendedores da rede Coco Bambu de vagabundos:
_Ciro, vai ter pastel, camarão internacional e, se reclamar, ainda tem sobremesa e cafezinho._@BolsonaroSP#somostodoscocobambu pic.twitter.com/oFOdSkyzSg
— Dra. Mayra Pinheiro (@dramayraoficial) May 4, 2022
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Para d’Ávila, Ciro Gomes é o único candidato que apresentou proposta ao País
Por Estadão Conteúdo
Lula diz que fará campanha limpa contra Bolsonaro: ‘A agressividade será votar 13 em outubro’
Por CartaCapital
Se tirar o mundo evangélico da bolha bolsonarista, Lula ganha no primeiro turno, diz pastor
Por CartaCapital