Economia
Capital S/A: Sabedoria milenar
O BC chinês não recorre aos juros para combater a inflação


Enquanto o presidente do Federal Reserve, dos EUA, espalhava o medo de uma recessão ao acenar com uma política monetária mais agressiva, seu colega do BC chinês, Yi Gang, justificava a manutenção dos juros para manter o crescimento, diante do novo surto de Covid. Jerome Powell disse que “meio ponto (de alta nos juros básicos) estará sobre a mesa na reunião do comitê do Fed em maio. Será a primeira vez, desde 2006, que o BC norte-americano sobe duas vezes consecutivas a taxa básica – e aumenta a dose de 0,25 para 0,5 ponto porcentual. Resultado: as Bolsas no mundo todo desabaram, diante da expectativa de recessão no EUA. Gang, por seu lado, lembrou que a política monetária mais relaxada ajudou a garantir uma economia sólida no primeiro trimestre de 2022. E ponderou que Pequim está disposta a apoiar pequenas e médias empresas e grupos vulneráveis atingidos pela pandemia. “Em termos de estrutura, estamos fornecendo apoio a áreas-chave e elos fracos da economia por meio de linhas de crédito mais direcionadas”, afirmou durante a Conferência Anual do Fórum Boao para a Ásia, acrescentando que o BC criou linhas voltadas para inovação tecnológica e serviços inclusivos para idosos.
Imagem: Arquivo pessoal
CERCO ÀS BIG TECHS
Imagem: Parlamento Europeu
Amazon, Apple, Google, Meta e outras empresas de tecnologia terão de mudar suas estratégias de negócios na União Europeia, que acaba de aprovar o Ato para Serviços Digitais (DAS, na sigla em inglês). Entre outras coisas, o DAS proíbe a publicidade dirigida a crianças ou baseada em dados sensíveis, como religião, gênero, raça e opiniões políticas. Táticas que induzem os usuários a fornecer dados pessoais para empresas online também serão proibidas.
WILD MUSK
Imagem: iStockphoto
Sob desconfiança generalizada – e fundada – de que vai tornar o Twitter um canal de manipulação de informações e fake news, Elon Musk comprou a rede social por 44 bilhões de dólares, numa transação alavancada cercada de dúvidas e mistérios. Com apenas 3 bilhões em caixa, como ele vai obter o restante para concluir a compra, pergunta-se em Wall Street?
PRESSÃO
Onze acionistas do Credit Suisse apresentaram resolução para reduzir a exposição a ativos vinculados a combustíveis fósseis. O grupo, com 2,4 trilhões de dólares em ativos, inclui a maior gestora da Europa, a Amundi. O total agora é de 31 investidores, com ativos combinados sob gestão de mais de 5 trilhões de dólares apoiando essa política.
REMÉDIOS
As grandes redes de farmácias, responsáveis por cerca de 45% das vendas de medicamentos no País, obtiveram uma receita de 18,24 bilhões de reais no primeiro trimestre deste ano, alta de 14,7% em relação ao mesmo período do ano passado, aponta levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias. As vendas online cresceram 39,6% no período.
PUBLICADO NA EDIÇÃO Nº 1206 DE CARTACAPITAL, EM 4 DE MAIO DE 2022.
Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título “Sabedoria milenar”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.