Mundo
Rússia conquista várias localidades no leste da Ucrânia
A Rússia afirma que a ofensiva no leste deve criar uma ligação terrestre entre o território sob controle controle separatista e a península no Mar Negro


O exército russo conquistou várias localidades no leste da Ucrânia em uma ofensiva para tomar o controle da região do Donbass, anunciou nesta quarta-feira o ministério uraniano da Defesa.
As forças russas desalojaram o exército ucraniano de Velyka Komyshuvakha e Zavody, na região de Kharkiv, e tomaram o controle de Zarichne e Novotoshkivske, na região de Donetsk.
Zarichne fica a apenas 50 km do centro regional de Kramatorsk, onde dezenas de pessoas morreram há algumas semanas em um ataque russo contra uma estação de trem.
Moscou anunciou este mês a retirada de suas forças da área da capital Kiev para concentrar esforços militares na captura de Donetsk e Lugansk, leste da Ucrânia.
O ministério da Defesa advertiu que as forças russas “continuam a ofensiva na direção de Nyzhnye e Orikhiv”, na região central de Zaporizhzhia.
Separatistas pró-Rússia controlam as regiões de Donetsk e Lugansk desde 2014, quando o Kremlin anexou a península da Crimeia após protestos que provocaram a queda do então presidente ucraniano ligado a Moscou.
A Rússia afirma que a ofensiva no leste deve criar uma ligação terrestre entre o território sob controle controle separatista e a península no Mar Negro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.