Mundo

Ucrânia anuncia ter recuperado três localidades perto de Kharkiv

De acordo com o porta-voz do Ministério ucraniano da Defesa, Kharkiv continua ‘parcialmente bloqueada’ pelas forças russas

Ucrânia anuncia ter recuperado três localidades perto de Kharkiv
Ucrânia anuncia ter recuperado três localidades perto de Kharkiv
Além de Lviv, Mariupol, Kiev e Kharkiv (foto) vivem sob tensão. Foto: Maryke VERMAAK / AFP
Apoie Siga-nos no

A Ucrânia afirmou neste sábado 23 que reconquistou três localidades próximas de Kharkiv, segunda maior cidade do país que fica na região leste, enquanto o Exército russo se concentra no Donbass e no sul.

“Nosso Exército ucraniano lançou com sucesso uma contra-ofensiva ontem pela manhã. Após longos e ferozes combates, nossas tropas desalojaram tropas russas de Bezruki, Slatine e Prudyanka”, informou o governador da região de Kharkiv, Oleg Synegubov, no Telegram.

Prudyanka fica a cerca de 15 quilômetros da fronteira com a Rússia.

Synegubov disse ainda que duas pessoas morreram, e 19 ficaram feridas em bombardeios russos na região de Kharkiv nas últimas 24 horas.

De acordo com o porta-voz do Ministério ucraniano da Defesa, Kharkiv continua “parcialmente bloqueada” pelas forças russas. Estas seguem presentes, sobretudo, no noroeste, e estão reforçando suas posições “ao sul da cidade”.

No Donbass, região sobre a qual Moscou quer assumir o controle total, as tropas russas estão “concentrando seus esforços na área entre Slaviansk e Kramatorsk”, uma aglomeração localizada na província de Donetsk, anunciou Oleksiy Arestovich, assessor da Presidência ucraniana.

Os russos “estão realizando operações ofensivas e de reconhecimento para tentar encontrar pontos fracos em nossa defesa”, completou.

Mais ao sul, zona que também é um alvo prioritário para as forças russas, eles estão “tentando continuar sua ofensiva na cidade de Gulyaypole”, na província de Zaporizhia, a meio caminho entre a cidade homônima e o porto de Mariupol.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo