CartaExpressa
MP abre inquérito para apurar injúria e ameaça contra Lula em Mato Grosso
Em outdoors instalados em Rondonópolis, o petista é chamado de ‘maldito’, ‘traidor da pátria’ e ‘bandido’


A Procuradoria da Justiça do Mato Grosso abriu um inquérito policial para apurar a instalação de outdoors com ofensas ao ex-presidente Lula em Rondonópolis.
Na peça, o procurador Domingos Sávio de Barros Arruda pede investigação sobre a prática dos crimes de difamação, injúria, ameaça e associação criminosa por representantes do “Movimento Conservador de Rondonópolis”.
Nos outdoors, Lula é chamado de “maldito”, “traidor da pátria” e “bandido”. A investigação decorre de uma notícia-crime protocolada pelo PT na Polícia Civil do Mato Grosso.
“Observa-se, portanto, que o quadro aqui exposto revela uma possível prática não apenas do crime de associação mas, também, de injúria e difamação por parte do deputado estadual Gilberto Cattani e outros”, diz o procurador Domingos Sávio de Barros Arruda.
A defesa do PT, sob responsabilidade dos advogados Cristiano Zanin Martins e Eugênio Aragão, diz que aguardará a decisão do MP, mas entende que “a instauração do inquérito é medida extremamente relevante para apurar possíveis crimes praticados contra o ex-presidente Lula”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula: ‘O Brasil nunca teve um presidente tão desqualificado moralmente quanto Bolsonaro’
Por CartaCapital
Paulinho: ‘É preciso se unir e pôr a campanha de Lula na rua para se livrar do Bolsonaro’
Por CartaCapital
A escolha de Lula
Por José Sócrates