Os áudios do STM, a tortura escancarada na ditadura e a reação debochada dos militares
Sergio Lirio, Fabíola Mendonça e André Barrocal recebem o historiador Carlos Fico, da UFRJ
No Fechamento desta semana, a equipe de CartaCapital recebe Carlos Fico, historiador e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e responsável pela descoberta dos áudios de sessões do Superior Tribunal Militar (STM). As gravações, realizadas entre 1975 e 1985, revelam que ministros do STM, assim como membros do alto escalão das Forças Armadas, tinham conhecimento das torturas cometidas por agentes do regime militar. Veja também: Daniel Silveira enfrenta julgamento no STF. Tribunal de Contas da União (TCU) pode barrar a privatização da Eletrobras, um dos sonhos de Paulo Guedes. As novidades do ‘bolsolão do MEC’. Justiça britânica autoriza a extradição de Julian Assange, responsável pelos vazamentos do Wikileaks. E, na Ucrânia, uma nova ofensiva russa busca a tomada completa da região do Donbass.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.