Economia

assine e leia

Capital S/A: Inclusão e informação

O Open Banking pode injetar 760 bilhões de reais na economia

Capital S/A: Inclusão e informação
Capital S/A: Inclusão e informação
Apoie Siga-nos no

Estudo da Serasa Experian para avaliar as possibilidades de acesso ao crédito e os impactos econômicos do Open Banking indica que este pode incluir 4,6 milhões de brasileiros no mercado de crédito e injetar 760 bilhões de reais na economia, graças à agregação das informações e scores de crédito mais acurados. Utilizando dados do Cadastro Positivo de todo o País, as novas configurações derivadas do Open Banking permitem entender melhor qual é o comprometimento da renda de um indivíduo e sua disponibilidade para assumir novos créditos, segundo o head de Open Banking da Serasa Experian, Leonardo Enrique. Assim, na análise por faixas etárias, o estudo identifica um ganho significativo na capacidade de pagamento média com os dados personalizados do Open Banking e do Serasa Score (modelo estatístico baseado em informações relevantes para a análise de risco de crédito, como dados cadastrais, histórico de consultas, dados negativos e positivos, que indica as chances de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos seis meses). Para consumidores de até 25 anos, a alta é de 95,9%, para aqueles entre 25 e 40 anos, o aumento é de 45,7%. Entre a população de 41 a 60 anos, o crescimento é de 27,3% na capacidade de pagamento. Apenas na população de mais de 60 anos de idade há queda (10,4%).

Fonte: Serasa Experian

Imagem: Wanezza Soares


A CONTA DA DIFAMAÇÃO

Imagem: Brandan Smialowski/AFP

Condenado por difamação e sem caixa para pagar indenizações de 1 milhão a 10 milhões de dólares, o site de extrema-direita InfoWars pediu recuperação judicial numa corte do Texas. Seu editor, Alex Jones, ferrenho defensor de Donad Trump, foi condenado por declarar que o massacre a tiros de 20 crianças e seis funcionários da escola Sandy Hook, em Connecticut, em 2012, fora uma farsa montada por defensores do controle de armas. Jones também esteve envolvido na invasão do Capitólio.


DÍVIDA MENOR

Imagem: iStockphoto

As 104 empresas de capital aberto que detinham uma dívida acumulada em moeda estrangeira de 331,5 bilhões de reais no quarto trimestre de 2021 tiveram, em tese, ganho financeiro de 47 bilhões de reais com a desvalorização de 15,10% do dólar no primeiro trimestre, segundo cálculo da empresa de informações financeiras Economatica.


CAFÉ VERDE

O Café Apuí, produzido em região desmatada da Amazônia, acaba de levantar 11 milhões de reais em rodada de investimento para aumentar a produção de 231 sacas para mais de 12 mil até 2026 e o número de produtores envolvidos de 50 para mais de 300. A maior parte veio da gestora de impacto francesa Mirova, com um ingrediente ainda raro por aqui: pagamento com créditos de carbono a serem gerados pelo cultivo do grão, informa a publicação especializada ­Capital Reset.


BARRACO DIGITAL

A imobiliária digital QuintoAndar move ação na Justiça paulista contra a Loft. Alega que a concorrente usa fotos de seus imóveis e diz ser parceira da Casa Mineira, maior imobiliária de Minas, que foi adquirida pela QuintoAndar no ano passado. Informa o Estadão que a QuintoAndar venceu na primeira instância, mas a Loft pode interpor recurso para o Tribunal de Justiça rever o caso.

PUBLICADO NA EDIÇÃO Nº 1205 DE CARTACAPITAL, EM 27 DE ABRIL DE 2022.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título “Inclusão e informação”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo