Política
Pela primeira vez, TSE convida União Europeia para acompanhar eleições no Brasil
O pleito nacional tornou-se motivo de preocupações internacionais após as diversas ameaças à democracia feitas pelo presidente Jair Bolsonaro
O Tribunal Superior Eleitoral convidou representantes da União Europeia para observar as eleições brasileiras deste ano. A informação é da agência de notícias Reuters.
O pleito nacional tornou-se motivo de preocupações internacionais após as diversas ameaças à democracia feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-capitão tem adotado um discurso de ataques às urnas eletrônicas e mencionado a possibilidade de fraudes, que nunca foram comprovadas.
Diversas declarações presidenciais levam a entender que Bolsonaro poderá não aceitar o resultado das eleições, caso seja derrotado.
Fontes consultada pela Reuters afirmaram que a União Europeia tem planos para enviar uma missão ao Brasil ainda em maio, para avaliar a viabilidade de ser observadora oficial da disputa.
O TSE também teria feito o mesmo convite a outros grupos e instituições internacionais, incluindo a Organização dos Estados Americanos (OEA), o parlamento do Mercosul e a Fundação Internacional para assuntos eleitorais, com sede em Washington.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Crença em fraude eleitoral segue forte entre eleitores leais a Trump, apesar de rejeição do partido
Por AFP
Fraude na urna é a única desculpa de Bolsonaro para a derrota em 2022, diz oposição
Por Alisson Matos
‘Cedo ou tarde serão colocados no devido lugar’, diz Bolsonaro sobre ministros do STF
Por Getulio Xavier


