CartaExpressa
Comissão da Câmara do Rio aceita denúncia contra Gabriel Monteiro
Agora, o Conselho de Ética deve sortear o relator do caso; Monteiro é investigado por estupro e assédio moral e sexual


Os vereadores que integram a Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aceitaram, nesta sexta-feira 8, a denúncia contra Gabriel Monteiro (PL). Os membros do colegiado avaliaram que a representação atende aspectos legais.
Com a aprovação, o caso retorna ao Conselho de Ética, que, na terça-feira 12, sorteará o relator responsável pelo caso. O escolhido poderá chamar testemunhas, recolher novas provas e ouvir o vereador – será, também o responsável pelo documento final que pode pedir ou não a cassação de Monteiro.
O vereador do PL é investigado por vários crimes, entre eles estupro e assédio moral e sexual. Na quinta-feira 7, ele foi alvo de uma operação de busca e apreensão da Polícia Civil.
A ação fez parte de um inquérito policial que investiga o vazamento de um vídeo íntimo de Gabriel fazendo sexo com uma adolescente de 15 anos. A selfie foi compartilhada no Twitter e no WhatsApp, e Monteiro acusa ex-funcionários de vazá-la.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após vazamento de vídeo com menor, Gabriel Monteiro é alvo de busca e apreensão
Por CartaCapital
Conselho da Câmara do Rio abre processo disciplinar contra Gabriel Monteiro
Por CartaCapital