CartaExpressa

Em vídeo, deputado do partido de Bolsonaro saca arma e diz ‘esperar’ Lula

‘Vá lá conversar com a minha esposa, a minha filha. Vocês serão muito bem-vindos’, diz Junio Amaral na gravação

Em vídeo, deputado do partido de Bolsonaro saca arma e diz ‘esperar’ Lula
Em vídeo, deputado do partido de Bolsonaro saca arma e diz ‘esperar’ Lula
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Junio Amaral (PL-MG) publicou um vídeo nas redes sociais, nesta terça-feira 5, em que segura uma arma e se diz pronto para receber o ex-presidente Lula (PT).

Na gravação, Amaral exibe o trecho de um discurso de Lula durante evento da Central Única dos Trabalhadores, em São Paulo, na última segunda 4. Na ocasião, o petista afirmou que atos em frente ao Congresso Nacional “não movem uma pestana de um deputado” e sugeriu outras formas de pressionar os parlamentares.

“Quando a gente está dentro do Plenário, a gente não sabe se está chovendo lá fora, se está caindo canivete aberto, se está caindo granizo, a gente não sabe se estão xingando a gente ou xingando o presidente. Você só vai saber dos atos quando chegar em casa e ligar a televisão”, disse Lula na CUT.

“Então, se a gente (…) pegasse, mapeasse o endereço de cada deputado e fossem 50 pessoas para a casa desse deputado… Não é para xingar, não, é para conversar com ele, conversar com a mulher dele, conversar com o filho dele, incomodar a tranquilidade dele. Eu acho que surte muito mais efeito do que a gente vir fazer manifestação em Brasília.”

Em resposta, Junio Amaral afirmou morar em Contagem (MG) e forneceu supostas direções até a sua casa. Na sequência, enquanto finalizava a declaração, sacou uma arma e inseriu um cartucho de munição.

“Eu vou esperar vocês lá, tanto a sua turma, como você. Vá lá conversar com a minha esposa, a minha filha. Vocês serão muito bem-vindos. Até lá”, completou o deputado do partido de Jair Bolsonaro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo