CartaExpressa
Extrema-direita: Sérgio Camargo anuncia filiação ao partido de Bolsonaro
Nas redes, o presidente da Fundação Palmares posa para foto ao lado de Valdemar Costa Neto


O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, anunciou nesta terça-feira 29 sua filiação ao PL, partido de Jair Bolsonaro. Nas redes sociais, publicou uma foto ao lado do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto.
“Negros não precisam ser vítimas. Negros são livres. Pretos e brancos unidos. Bolsonaro até 2026. Sigamos, patriotas”, escreveu o bolsonarista.
Camargo ocupa o topo de um levantamento divulgado na semana passada que apontou 94 discursos racistas proferidos por autoridades públicas do Executivo, do Legislativo e do Judiciário entre o início do mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL) e o fim de 2021. O estudo Quilombolas contra Racistas foi realizado pelas organizações Terra de Direitos e Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas.
O maior número de discursos foi registrado entre ocupantes de cargos do governo federal, como ministros, secretários e presidentes de autarquias. Os “líderes” são Sérgio Camargo, com 19 ocorrências (20% do total), e Bolsonaro, com 17 (18%).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Professor processa Fundação Palmares por citar texto seu em relatório que defendia banimento de livros
Por Agência O Globo
Presidente da Fundação Palmares ataca Moïse: ‘Em tese, um vagabundo morto por vagabundos’
Por CartaCapital
Sergio Camargo vira réu em queixa-crime apresentada por Tabata Amaral
Por CartaCapital