Mundo
Biden decide propor aumento de imposto para os mais ricos, diz jornal americano
A nova medida, que precisa ser aprovada pelo Congresso, prevê uma arrecadação de cerca de 360 bilhões de dólares em 10 anos


O governo de Joe Biden irá propor um aumento de imposto para os americanos mais ricos em seu projeto orçamentário para 2023, que deve ser apresentado na próxima segunda-feira, informou no sábado 26 o jornal The Washington Post.
A proposta, chamada “Billionaire Minimum Income Tax”, busca criar uma alíquota mínima de 20% sobre as rendas anuais de mais de US$ 100 milhões.
“O Imposto Mínimo irá garantir que os americanos mais ricos paguem ao menos 20% de imposto sobre a totalidade da sua renda”, diz o texto da Casa Branca, obtido pelo jornal. “Com esse imposto mínimo, os americanos mais ricos já não estarão mais sujeitos a um imposto mais baixo que o de professores ou bombeiros.”
A nova medida, que precisa ser aprovada pelo Congresso, prevê uma arrecadação de cerca de 360 bilhões de dólares em 10 anos.
Um estudo anterior feito pelo governo americano concluiu que 400 lares bilionários pagaram uma média de 8,2% de imposto de renda entre 2010 e 2018, uma taxa geralmente bastante inferior à de muitos lares americanos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.