Mundo
Rússia diz que objetivos da 1ª fase da guerra foram alcançados e focará na ‘libertação’ do Donbass
Nessa região estão os territórios separatistas de Lugansk e Donetsk, reconhecidos como independentes por Moscou
O vice-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Sergei Rudskoy, afirmou nesta sexta-feira 25 que “os principais objetivos da primeira fase da operação [na Ucrânia] foram alcançados” e que “a capacidade de combate das forças ucranianas foi significativamente reduzida”.
Com isso, alega o governo russo, o exército terá como foco a “libertação” da região do Donbass, no leste da Ucrânia, de língua majoritariamente russa. Nessa área estão os territórios separatistas de Lugansk e Donetsk, reconhecidos como independentes por Moscou.
Enquanto isso, a agência AFP diz haver relatos de que as tropas russas foram forçadas a recuar para regiões ao redor de Kiev e enfrentaram uma contra-ofensiva em Kherson, a única grande cidade que conseguiram tomar desde o início da guerra, em 24 de fevereiro.
“Os ucranianos estão tentando tomar Kherson”, declarou à agência um alto funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. “Não podemos dizer quem está no controle de Kherson, mas não está tão fortemente sob o controle russo como antes.”
Nesta sexta, o comando da força aérea ucraniana em Vinnitsa (centro) foi atingido por uma salva de mísseis de cruzeiro, que causaram “danos importantes”, de acordo com as Forças Armadas ucranianas.
Em Kharkov (leste), o prefeito denunciou bombardeios “indiscriminados” que teriam deixado pelo menos quatro mortos.
O exército de Vladimir Putin reconheceu nesta manhã que 1.351 de seus soldados morreram e 3.825 ficaram feridos desde o início da ofensiva militar.
(Com informações da AFP
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Comando da força aérea ucraniana é atingido por mísseis russos
Por AFP
Exército russo diz que concentrará sua ofensiva na ‘libertação’ do leste da Ucrânia
Por AFP
Ucrânia pede à UE fechamento de fronteiras com Rússia e Belarus
Por AFP



