CartaExpressa
Paraguai repudia declaração de Paulo Guedes que reduziu o país a ‘estado brasileiro’
Governo paraguaio chamou as declarações de ‘lamentáveis’ e ‘infelizes’


O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai manifestou repúdio a uma declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, que reduziu o país vizinho a um “estado brasileiro”.
As falas de Guedes, chamadas de “lamentáveis” pelo governo paraguaio, haviam ocorrido na sexta-feira 18.
“O Ministério das Relações Exteriores lamenta as expressões infelizes de um alto funcionário do governo brasileiro”, escreveu o órgão no Twitter, no sábado 19. “O Paraguai é e sempre será uma nação livre, soberana e independente, e em homenagem a quem o defendeu heroicamente ao longo de sua história, essas expressões lamentáveis não podem ser desprezadas”, completou.
A jornalistas, Guedes havia disso que, em termos de impostos, o Paraguai havia se tornado um estado do Brasil.
“O Paraguai virou praticamente um estado brasileiro com imposto baixo”, afirmou. Na sequência, disse que as práticas aplicadas no Paraguai poderiam estar sendo incorporadas também no Brasil. “O Paraguai, inteligentemente, baixou os impostos e virou o estado brasileiro mais rico, entre aspas, o que mais cresce.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.