Mundo

Empresas denunciam Microsoft à Comissão Europeia por práticas anticompetitivas

Companhia estaria limitando a escolha do consumidor no mercado de serviços em nuvem, dizem denunciantes

Empresas denunciam Microsoft à Comissão Europeia por práticas anticompetitivas
Empresas denunciam Microsoft à Comissão Europeia por práticas anticompetitivas
O fundador da Microsoft, Bill Gates. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Três empresas entraram com uma queixa na Comissão Europeia contra a Microsoft, acusando a gigante de tecnologia americana de práticas anticompetitivas em seus serviços em nuvem, disseram diferentes fontes à AFP.

A Microsoft “está prejudicando a concorrência justa e limitando a escolha do consumidor” no mercado de serviços em nuvem, disse uma dessas empresas, a francesa OVHcloud, em comunicado enviado à AFP.

As empresas reclamam que, sob certas cláusulas dos contratos de licença da Microsoft para seus serviços Office 365, as tarifas são mais caras se o software não for baseado na infraestrutura do Azure, de propriedade do grupo americano.

Também alegam que a experiência do usuário é pior e que há incompatibilidades com outros produtos da Microsoft caso não funcionem com o Azure.

Em comunicado à AFP, a Microsoft disse que “os provedores europeus de serviços em nuvem construíram modelos de negócios bem-sucedidos com software e serviços da Microsoft” e que tinham muitas opções para usá-los.

“Avaliamos continuamente a melhor forma de oferecer suporte aos nossos parceiros e disponibilizar o software da Microsoft para todos os nossos clientes em todos os ambientes, incluindo aqueles com outros provedores de serviços em nuvem”, acrescentou.

A queixa, relatada pela primeira vez esta semana pelo Wall Street Journal, foi apresentada no verão passado junto à autoridade de concorrência da Comissão Europeia.

A Microsoft já é alvo de uma reclamação semelhante desde o início de 2021 também perante a Comissão Europeia por outro grupo de empresas.

A gigante americana recebeu várias multas de Bruxelas por práticas anticompetitivas ligadas ao seu navegador Internet Explorer, ao sistema operacional Windows ou às suas regras de licenciamento de programas.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo