CartaExpressa
Deputado pede convocação de Milton Ribeiro para explicar gabinete de evangélicos no MEC
Correia observa possível prática de tráfico de influência e de improbidade administrativa


O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) apresentou um requerimento na Câmara para solicitar a convocação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, com o objetivo de obter esclarecimentos sobre a operação de um suposto gabinete paralelo de pastores evangélicos no governo federal.
Correia pediu a investigação depois de o jornal O Estado de S. Paulo divulgar uma reportagem sobre a existência de um grupo de pastores que faria “lobby” no Ministério da Educação, exercendo influência sobre a agenda do ministro e sobre políticas públicas. O caso também se tornou alvo de representação no Tribunal de Contas da União.
No requerimento à Câmara, o petista aponta possível prática de tráfico de influência e improbidade administrativa. Ele descreve a denúncia como um esquema “escandaloso”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.