CartaExpressa
Bolsonaro diz Queiroga vai mudar status de pandemia para endemia até final do mês
A mudança de status faz com que a doença deixe de ser considerada uma emergência sanitária


O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quarta-feira 16, que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deve mudar o status da pandemia de Covid-19 para endemia até o dia 31 de março.
“A tendência do Queiroga, que é autoridade nesta questão, tem conversado na Câmara de Deputados, parlamentares, também o Supremo, que é o órgão federal. A ideia é que até o dia 31, é a ideia dele, passar de pandemia para endemia e vocês vão ficar livres da máscara em definitivo”, disse o presidente durante visita à Bahia.
A mudança de status faz com que a doença deixe de ser considerada uma emergência sanitária, o que faz com que medidas de saúde, como o uso de máscaras, percam a validade, ainda que estados e municípios sejam autônomos para decidir sobre a obrigatoriedade do uso. A possível decisão do governo seria única no contexto mundial.
Desde março de 2020, a Organização Mundial de Saúde classifica como pandemia o cenário da Covid-19 no mundo. Em janeiro deste ano, o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, emitiu alerta aos líderes mundiais de que a pandemia do novo coronavírus “não está nem perto do fim”.
Também nesta quarta-feira, Queiroga voltou atrás com a declaração de que de dois casos da nova variante Deltacron teriam sido confirmados no País, uma recombinação genética das variantes Delta e Ômicron.
O ministro disse que foi alertado pela área técnica que os casos estão em análise. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pelos sequenciamentos genéticos, informou que ainda analisa as amostras e que não há prazo para a finalização.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ministro da Saúde recua e diz que supostos casos de Deltacron no Brasil ainda estão em análise
Por Agência O Globo
SP oferecerá quarta dose contra a Covid a maiores de 80 anos a partir de segunda-feira
Por Agência O Globo