CartaExpressa

Direção Nacional do PROS reprova nome de Daciolo para disputa do governo do RJ

Diretório regional do partido planejava lançar o nome do ex-deputado no fim deste mês

Apoie Siga-nos no

A Comissão Executiva Nacional do PROS rebateu, nesta terça-feira 15, o diretório regional do partido no Rio de Janeiro que tem a intenção de lançar o ex-deputado federal Cabo Daciolo como candidato ao governo do estado.

“O PROS Nacional lamenta o ocorrido, reprova o uso indevido do nome e da imagem do Cabo Daciolo, ex-candidato à presidente da República, informa que a iniciativa foi adotada sem consulta ao PROS NACIONAL”, diz a nota do partido.

“Tendo os supostos membros do PROS/RJ promovido o anúncio sem possuírem qualquer legitimidade, e o fizeram em total descumprimento às Resoluções nºs 001/2022 e 002/2022, respectivamente, de 09 e 10 de março de 2022, expedida pela Comissão Executiva Nacional, nos termos do art. 38, inciso I, do Estatuto Partidário”, acrescentou.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o lançamento da pré-candidatura deveria ocorrer em 30 de março.

“Nenhum Diretório ou Comissão Regional poderá deliberar sobre escolha de candidatos às Eleições de 2022, sem prévia consulta à Comissão Executiva Nacional do Partido Republicano da Ordem Social”, conclui a nota.

No estado, de acordo com pesquisa Real Time Big Data, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) aparece tecnicamente empatado com o governador Claudio Castro (PL).

No primeiro cenário, Freixo marca 24% das intenções de voto, ante 23% de Castro. Na sequência, vêm Rodrigo Neves (PDT), com 10%; André Ceciliano (PT) e Felipe Santa Cruz (PSD), com 2% cada; e Paulo Ganinme (Novo), com 1%.

O segundo cenário, mais enxuto, traz Freixo e Castro empatados, com 25% cada. Aparecem na sequência Neves, com 11%, e Ganime, com 1%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar