CartaExpressa
Por falta de quórum, Senado adia votação de requerimento para convocar Arthur do Val
O requerimento apresentado é de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), que preside a comissão


A Comissão de Direitos Humanos do Senado adiou a votação do pedido para convocar o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) para prestar esclarecimentos sobre as declarações machistas e misóginas feitas sobre mulheres ucranianas.
Dos 33 senadores que compõem atualmente o colegiado (18 titulares e 15 suplentes), só oito registraram presença, o que configura falta de qúorum. É necessário um mínimo de dez parlamentares para abrir votação.
O requerimento apresentado é de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), que preside a comissão. O parlamentar destacou que as falas de do Val foram “carregada de violência machista, sexista, subjugando as mulheres ucranianas, e de outras nações europeias, reduzindo-as a sua sexualidade”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quinze deputados pedem cassação de Arthur do Val após declaração sobre ucranianas
Por Estadão Conteúdo
Comentários sexistas de deputado Arthur do Val têm repercussão internacional
Por RFI