Mundo

ONU: quase 836 mil pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa

No total, 835.928 pessoas atravessaram as fronteiras do país

Foto: Daniel MIHAILESCU / AFP
Apoie Siga-nos no

Quase 836.000 refugiados fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa, informou a ONU em um balanço publicado nesta quarta-feira que compila os dados até 1º de março.

O número representa uma alta de 160.000 pessoas na comparação com o balanço de pessoas que fugiram para o exterior anunciado na terça-feira pelo alto comissário da ONU para os refugiados, Filippo Grandi, que fez um apelo urgente por doação de ajuda humanitária para o país e para as pessoas que fogem da guerra.

Dos 835.928 refugiados que fugiram da Ucrânia, 453.982 estão na Polônia, que é o principal país de recepção e tem laços históricos com a Ucrânia, com uma grande comunidade de migrantes.

Depois aparece a Hungria, que recebeu 116.348 migrantes, que representam 14% do total.

A Eslováquia recebeu 67.000 refugiados, 8% do total, e a Rússia recebeu 42.900 pessoas, 5,1%.

A ONU espera que o fluxo se intensifique no momento em que o exército russo parece concentrado nos ataques contra as grandes cidades.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo