CartaExpressa
Ernesto Araújo diz que Bolsonaro reproduz desinformação contra a Ucrânia e a favor da Rússia
Para o ex-ministro, não há nenhuma neutralidade na forma diferente com a qual o brasileiro trata Zelensky e Putin
O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo afirmou na terça-feira 2 que o presidente Jair Bolsonaro reproduz desinformação sobre a invasão russa à Ucrânia.
“A Rússia está plantando, obviamente, desinformação no Ocidente para desviar a atenção do fato central, que é uma agressão da Rússia à Ucrânia, naquilo que é, obviamente, uma guerra de conquista”, disse Araújo em vídeo publicado no YouTube. “O presidente está, digamos, reproduzindo e validando desinformação russa”.
Para Araújo, Bolsonaro erra ao classificar o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, como ‘comediante’. De acordo com o ex-ministro, não há nenhuma neutralidade na forma diferente com a qual o brasileiro trata Zelensky e Vladimir Putin.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Rússia pede saída de moradores e afirma que vai atacar infraestruturas de segurança de Kiev
Por AFP
Biden chama Putin de “ditador” e afirma que americanos estão ao lado do povo ucraniano
Por AFP



