CartaCapital
Cartas Capitais
Leitores comentam os dilemas de Putin na invasão da Ucrânia e os do PT na formação da federação partidária
O XADREZ DE PUTIN
O presidente russo é um homem experiente. Ex-agente da KGB, tem o sangue-frio dos eslavos e sabe jogar xadrez. A vulnerabilidade do Ocidente, envolto em crises econômicas, não permite, nem aos norte-americanos, comprar a briga da Ucrânia. Com a sua expertise, Putin vai testar a paciência dos seus adversários no tabuleiro, tendo como peça principal a rainha China em uma eventual retaliação, caso sofra qualquer sanção.
Paulo Sérgio Cordeiro Santos,
de Curitiba, PR
(Enviado via carta)
NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA
A reportagem cita: “Alguns parlamentares do PSB têm cargos na administração Doria e o deputado Vinícius Camarinha é líder do governo na Assembleia Legislativa”. Vale esclarecer que não se trata de cargo na administração, mas apenas a indicação do governador João Doria para a liderança no Legislativo sem implicação de cargo.
Deputado estadual Vinicius Camarinha
(Enviado via carta)
É A PERIFERIA, ESTÚPIDO!
Realmente, o grau de patetice de Sergio Moro é assombroso. Com olho gordo na pasta da Justiça e em uma poltrona do Supremo Tribunal Federal, o obscuro juiz curitibano não teve nenhum pudor em trapacear e cometer ilicitudes para desimpedir o caminho do capitão rumo à Presidência.
Elisabeto Ribeiro Gonçalves
(Enviado via carta)
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
O problema dos “direitalhas” é que eles não entendem: liberdade não existe sem responsabilidade. Tentem fazer o que quiserem, mas saibam que para cada ação haverá uma consequência. Aceitem ou passem.
Jotabê Fill
(Enviado via Facebook)
A DOCE VIDA DE UM SONEGADOR
Informamos que o sr. Manuel Joaquim Andrade iniciou suas atividades no segmento de combustível com o primeiro posto de revenda, em 1964. Hoje, aos 92 anos, não atua diariamente na gestão das empresas nas quais ainda tem participação, sendo um conselheiro por sua experiência. Em 1995, com a abertura do mercado, a família entra na distribuição de combustíveis. Nesse segmento, a empresa Tiger Oil atuou, exclusivamente, com a armazenagem de combustíveis, estando sem atividades há vários anos. Continua com registro ativo somente por conta das ações judiciais citadas na reportagem, que não estão em segredo de Justiça. Em tais ações, ainda em fase inicial, três supostos débitos foram anulados, e os outros três estão lastreados e garantidos por “seguro fiança”, ou seja, com a exigibilidade suspensa. Assim, não há nenhum risco para o Estado. O sr. Ernesto dos Santos Andrade saiu da sociedade em 2002, bem antes dos fatos narrados no texto, voltando a atuar somente em postos revendedores. Atualmente, controla e administra uma rede com mais de 50 unidades, das principais bandeiras do País, e rede de lojas de conveniência. Dessa forma, não há a utilização ou a participação dos citados em qualquer sonegação.
Ernesto dos Santos Andrade
(Enviado via carta)
PUBLICADO NA EDIÇÃO Nº 1197 DE CARTACAPITAL, EM 2 DE MARÇO DE 2022.
Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título “Cartas Capitais”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



