Mundo

Juiz decide que Trump pode ser processado por ataque ao Capitólio

Magistrado determinou que o republicano não goza de imunidade presidencial no caso

Juiz decide que Trump pode ser processado por ataque ao Capitólio
Juiz decide que Trump pode ser processado por ataque ao Capitólio
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos. Foto: Mandel Ngan/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente americano Donald Trump pode ser processado por seu papel no ataque ao Capitólio realizado por um grupo de apoiadores, decidiu um juiz nesta sexta-feira 18, determinando que o republicano não goza de imunidade presidencial nesse caso.

Trump é alvo de vários processos por parte de funcionários eleitos e da polícia, que o acusam de ser diretamente responsável pela violência de seus apoiadores quando invadiram o Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

Um juiz da cidade de Washington decidiu que as denúncias eram admissíveis, por considerar que as ações de Trump naquele dia foram “atos não oficiais, que se referem inteiramente a seus esforços para permanecer no cargo para um segundo mandato”, o que, segundo o juiz, não entra no âmbito da imunidade presidencial.

“Negar a imunidade presidencial a partir de danos civis não é pouca coisa”, escreveu o juiz Amit Mehta em suas recomendações, de 112 páginas. “A corte compreende muito bem a gravidade de sua decisão.”

O juiz também disse que o discurso de Trump diante de milhares de apoiadores reunidos em Washington antes do ataque poderia “razoavelmente” ser percebido como “um chamado a uma ação coletiva”.

O papel do ex-presidente também é examinado pelo Comitê Seleto da Câmara dos Representantes, que tem em seu poder centenas de páginas com registros, mensagens de texto e depoimentos que Trump tentou esconder, segundo o chefe da investigação. O bilionário republicano chamou a investigação de uma “caça às bruxas”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo