Política

Em São Paulo, Lula lidera, mas por uma margem bem mais apertada, revela pesquisa

Apesar do recuo no estado, Lula ainda venceria todos os adversários no segundo turno

Em São Paulo, Lula lidera, mas por uma margem bem mais apertada, revela pesquisa
Em São Paulo, Lula lidera, mas por uma margem bem mais apertada, revela pesquisa
O ex-presidente Lula. Foto: JULIEN DE ROSA/AFP
Apoie Siga-nos no

As intenções de voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recuam 9 pontos percentuais e somam 34% entre o eleitorado de São Paulo. Os dados são da nova pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta-feira 18, e mostram que, no estado, a vantagem do ex-presidente para Jair Bolsonaro (PL), que aparece em segundo lugar com 26%, cai de 18 para 8 pontos percentuais.

Os resultados do levantamento desta sexta-feira mostram diferenças significativas quando comparados com a pesquisa Ipespe de amostragem nacional, em que Lula chega a 43%. Sergio Moro (Podemos) cresce entre os paulistas, e soma 11% das intenções de voto. Já o pedetista Ciro Gomes, que na pesquisa geral aparecia empatado em terceiro lugar com o ex-juiz, oscila em um ponto percentual e tem 7%. O atual governador do estado, João Doria (PSDB), sobe de 3% para 5% no seu reduto eleitoral.

Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) seguem no mesmo patamar das pesquisas anteriores com amostras nacionais, com apenas 1% das menções. Felipe D’avila (Novo), que não marcava nenhum ponto no levantamento geral do Ipespe, chega a 1% em São Paulo.

Os resultados acima são da pesquisa estimulada. No levantamento que mede as intenções de forma espontânea, sem apresentar as opções de nomes, Lula marca 30% e Bolsonaro 24%. Moro, novamente, fica em terceiro lugar com 9% e é seguido por Ciro Gomes com 6% e Doria com 4%.

Lula ainda vence todos os adversários no segundo turno

Apesar do recuo significativo nos cenários de primeiro turno, Lula ainda tem a preferência do eleitorado paulista em um eventual segundo turno. De acordo com a pesquisa do Ipespe desta sexta, o ex-presidente venceria qualquer candidato nesta disputa.

  • Lula – 46% X Bolsonaro – 34%
  • Lula – 46% X Moro – 33%
  • Lula – 47% X Doria – 26%

Além dos cenários com o petista, o Ipespe mediu um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Doria. Novamente, o ex-capitão perderia para o tucano, mas, desta vez, em uma margem mais apertada. Bolsonaro soma 35% e Doria 37%.

A pesquisa do instituto Ipespe contou com mil entrevistas, por telefone, feitas em São Paulo entre os dias 14 e 16 de fevereiro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais com confiança de 95,5%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo