Mundo

Berlim e Londres reforçarão soldados da Otan por crise na Ucrânia

As novas tropas britânicas “vão cooperar com as Forças Armadas polonesas no aumento da segurança, especialmente quando se trata das ameaças na fronteira”, disse Blaszczak

Berlim e Londres reforçarão soldados da Otan por crise na Ucrânia
Berlim e Londres reforçarão soldados da Otan por crise na Ucrânia
A Otan em crise existencial (Foto: Mandel Ngan/AFP)
Apoie Siga-nos no

Alemanha e Reino Unido anunciaram, nesta segunda-feira (7), que pretendem reforçar, militarmente, o flanco leste da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em meio a tensões por temores de uma invasão russa à Ucrânia.

A ministra alemã da Defesa, Christine Lambrecht, informou que Berlim aumentará seu contingente militar na Lituânia em 350 soldados.

“Vamos reforçar nossa contribuição de tropas no flanco leste da Otan e vamos enviar um sinal claro de determinação para os nossos aliados”, disse a ministra, acrescentando que os militares serão mobilizados em “poucos dias”.

No domingo (6), o chanceler alemão, Olaf Scholz, já havia advertido que seu país estava pronto para uma mobilização militar adicional para os países bálticos.

Berlim dirige as operações da OTAN na Lituânia, onde há 500 soldados alemães estacionados.

Já o Reino Unido prometeu enviar mais 350 soldados para a Polônia, declarou seu ministro da Defesa, Ben Wallace, pelo mesmo motivo.

Para ampliar o contingente de 100 militares britânicos já estacionados no país, serão enviados “mais 350 soldados britânicos para à Polônia, como um desdobramento bilateral, para demonstrar que podemos trabalhar juntos e enviar um forte sinal de que Reino Unido e Polônia se apoiam”, afirmou Wallace, em uma coletiva de imprensa, em Londres, com seu homólogo polonês, Mariusz Błaszczak.

Cresce, na Polônia, a preocupação que uma invasão russa da Ucrânia provoque um êxodo em massa de refugiados para suas fronteiras.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo