CartaExpressa

Juiz rejeita denúncia contra Temer e Moreira Franco por corrupção e lavagem

‘Tenho que a denúncia deva ser rejeitada, seja por inépcia, seja por ausência de justa causa’, anotou Marcus Vinícius Reis Bastos

Juiz rejeita denúncia contra Temer e Moreira Franco por corrupção e lavagem
Juiz rejeita denúncia contra Temer e Moreira Franco por corrupção e lavagem
O ex-presidente Michel Temer. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal do Distrito Federal, rejeitou na última sexta-feira 4 uma denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Michel Temer, o ex-ministro Moreira Franco e outras seis pessoas por corrupção e lavagem de dinheiro. Cabe recurso.

A decisão do magistrado se deu no âmbito da Operação Descontaminação, derivação da Lava Jato no Rio de Janeiro que chegou a levar Temer e Moreira Franco à prisão, em 2019.

Reis Bastos argumentou que a denúncia, “a pretexto de ‘contextualizar os fatos’, divaga a respeito de condutas que são objeto de outros processos-crimes”.

“Tenho que a denúncia deva ser rejeitada, seja por inépcia, seja por ausência de justa causa”, acrescentou.

A Descontaminação foi deflagrada com base em supostos elementos de outra operação, a Radioatividade: suspeitas de fraudes em contratos firmados entre a Eletronuclear e as empresas AF Consult Ltd, Argeplan e Engevix para um projeto na usina nuclear de Angra 3.

Para o juiz que negou a denúncia, porém, a peça do MPF não apresenta “descrição objetiva de todas as circunstâncias dos atos ilícitos”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo