CartaExpressa
Eduardo Bolsonaro posta vídeo que atribui a mulheres o desabamento em São Paulo
‘Procuro sempre contratar mulheres”, mas por qual motivo? Homem é pior engenheiro?’, ironizou em suas redes sociais


O deputado federal Eduardo Bolsonaro ironizou a atuação de mulheres nas obras da Linha 6 – Laranja do Metrô de São Paulo. Ele compartilhou um vídeo nas redes sociais que liga um desabamento ao lado das obras à presença feminina nas equipes.
A montagem recorre a trechos de um filme institucional publicado pela Acciona, responsável pelas obras, em dezembro de 2020. O material original destacava a participação de mulheres no empreendimento.
“‘Procuro sempre contratar mulheres’, mas por qual motivo? Homem é pior engenheiro?”, questionou Eduardo Bolsonaro em suas redes sociais.
O filho do presidente Jair Bolsonaro emendou: “Quando a meritocracia dá espaço para uma ideologia sem comprovação científica o resultado não costuma ser o melhor Escolha sempre o melhor profissional, independente da sua cor, sexo, etnia e etc”.
“Procuro sempre contratar mulheres”, mas por qual motivo? Homem é pior engenheiro?
Quando a meritocracia dá espaço para uma ideologia sem comprovação científica o resultado não costuma ser o melhor
Escolha sempre o melhor profissional, independente da sua cor, sexo, etnia e etc pic.twitter.com/IGWvpa1Ys7
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) February 4, 2022
Em nota enviada à Folha de S.Paulo, a Acciona afirmou que “considera o conteúdo misógino e extremamente desrespeitoso com nossas colaboradoras”. Também declarou que “lamenta profundamente o teor dessa videomensagem que circula em redes sociais” e “estuda as medidas judiciais cabíveis ao caso”.
O Instituto de Engenharia de São Paulo também repudiou a atitude do deputado, afirmando que a publicação ‘desmoraliza’ as mulheres que trabalham na Acciona.
“É inadmissível que esse tipo de mensagem seja compartilhada por qualquer pessoa. É um desserviço à sociedade, à evolução e um verdadeiro DESRESPEITO e DISCRIMINAÇÃO às profissionais envolvidas, quer engenheiras ou não”, pontuou, em nota.
“O Instituto de Engenharia, por meio de seu Comitê para Valorização das Mulheres na Engenharia e Tecnologia, pede por respeito. Esse é o ingrediente essencial na construção de um futuro melhor em qualquer esfera da sociedade”, acrescentou o instituto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro critica mulheres, diz que não acredita em pesquisas e ataca esquerda: ‘Desprovidos de inteligência’
Por Getulio Xavier
PoderData: 60% dos brasileiros reprovam governo Bolsonaro; rejeição é maior entre mulheres
Por CartaCapital