CartaExpressa
Bolsonaro desconhece origem de Padre Cícero e chama nordestinos de ‘pau de arara’
A declaração foi feita nesta quinta-feira, 3, durante transmissão ao vivo nas redes sociais


O presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou assessores nordestinos de “pau de arara”, expressão considerada preconceituosa. A declaração foi feita nesta quinta-feira, 3, durante transmissão ao vivo nas redes sociais após o presidente perguntar aos auxiliares a origem de Padre Cícero, um antigo vigário de Juazeiro do Norte, Ceará, e reverenciado por nordestinos.
“Falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade fica lá? Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica Padre Cícero, pô? Juazeiro do Norte, parabéns aí. Ceará, desculpa aí. Ceará”, declarou o presidente em sua mais recente live.
Bolsonaro chegou a anular na semana passada 122 antigos decretos de luto pela morte de personalidades brasileiras, entre elas Padre Cícero, que morreu em 1934.
Após pressão popular, sobretudo no Nordeste – região onde deve ter mais dificuldades nas eleições de 2022 na comparação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) -, revogou a anulação dos decretos de luto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após pergunta sobre ‘atualização’ nas urnas, Bolsonaro diz: ‘Até daqui a três ou quatro semanas’
Por CartaCapital
Deputados bolsonaristas protocolam projeto de lei para incluir Olavo de Carvalho em livro de Heróis da Pátria
Por Agência O Globo