Economia

assine e leia

Capital S/A: O xerife é um amigão

A CVM enquadra fundo do BTG, mas volta atrás

Capital S/A: O xerife é um amigão
Capital S/A: O xerife é um amigão
Apoie Siga-nos no

A Comissão de Valores Mobiliários acatou o pedido do banco BTG para suspender a determinação inicial de que o fundo imobiliário Maxi Renda monte balanço pelo critério de competência, e não de caixa, como vem fazendo, o que significaria apurar prejuízo, reduzir o valor das cotas e suspender o pagamento de dividendos. O colegiado da CVM, por unanimidade, entendeu que as implicações da decisão inicial poderiam afetar não só o Maxi Renda, maior fundo imobiliário do País, com 500 mil cotistas, mas se espraiar por todos os FII. Assim, o xerife do mercado vai estudar as ponderações do BTG antes de bater o martelo, devendo também estabelecer uma regra geral. Ao comentar o caso, a Genial Investimentos ressaltou que “essa discussão é superimportante e deve ser o começo de uma padronização na contabilidade dos fundos, que hoje é pauta de muita discussão entre gestores, analistas e investidores”. Para Marcos Baroni, especialista em FII da Suno Research, “a CVM está certa em colocar um pouco a lupa em relação ao MXRF11. O problema está em 2019, em que o Maxi Renda teve lucro de 85 milhões de reais e um rendimento apropriado de 109 milhões” disse ele, em live, acrescentando que a questão, agora, é a possível futura consequência para outros fundos.

Imagem: XP Investimentos


A OI FATIADA

Imagem: iStockphoto

O Conselho Diretor da Anatel, em reunião extraordinária de menos de meia hora, aprovou a venda da Oi para Claro, TIM e Vivo, depois que o conselheiro Vicente Aquino, que pedira vista e travara o processo uma semana antes, entregou alterações marginais à proposta do relator. A principal delas é a manutenção da prestação de serviços das operadoras à estação brasileira na Antártida. Ainda falta aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).


UBER COMPANHEIRO

Imagem: Prefeitura de Araraquara

A prefeitura de Araraquara, administrada pelo petista Edinho Silva, criou seu próprio aplicativo de transporte de passageiros, o Bibi ­Mobi, que restitui ao motorista 95% do valor da corrida, bem mais que o Uber e o 99, que devolvem de 60% a 70%.


DUELO

As varejistas Magalu e Via (Casas Bahia) acusam-se mutuamente na Justiça de desviar tráfego uma da outra na internet, fazendo com que pesquisas em sites de busca, como o Google, utilizando ­suas marcas como palavras-chave, mostrem o site da concorrente. “A concorrência desleal comprando palavras do concorrente é algo que acontece faz tempo e em vários mercados”, disse Gustavo Chapchap, líder do Comitê de E-Commerce da Associação Brasileira de Agentes Digitais.


6G

O Ministério do Interior e das Comunicações do Japão vai convocar, em setembro, a formação de um consórcio de empresas japonesas e norte-americanas para desenvolver padrões internacionais de tecnologia autônoma, sem intervenção humana, utilizando comunicação 6G. O objetivo é impedir as empresas chinesas de dominar esse campo, como acontece com o 5G, informa a agência Nikkei.


PUBLICADO NA EDIÇÃO Nº 1194 DE CARTACAPITAL, EM 9 DE FEVEREIRO DE 2022.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título “O xerife é um amigão”

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo