CartaExpressa
Instagram marca perfil de secretário do governo Bolsonaro por divulgação de fake news
André Porciuncula declarou que a plataforma pratica ‘censura’ contra ele e que irá judicializar o caso


O secretário nacional de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, André Porciuncula, teve sua conta no Instagram marcada como divulgadora de fake news. Ao tentar seguir o perfil, o usuário nota um aviso que o questiona sobre a certeza de prosseguir com a ação.
“Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade”, diz o texto do Instagram.
Em suas redes sociais, o secretário afirmou que a plataforma pratica ‘censura’ contra ele. “Nunca tive uma única notificação de notícia falsa no Instagram. Jamais fui punido por violar as regras e, mesmo assim, comecei a ter o meu alcance brutalmente reduzido. Há uma clara e sistemática perseguição a qualquer um que esteja com o presidente. Irei judicializar. É censura!”
Nunca tive uma única notificação de notícia falsa no Instagram. Jamais fui punido por violar as regras e, mesmo assim, comecei a ter o meu alcance brutalmente reduzido. Há uma clara e sistemática perseguição a qualquer um que esteja com o presidente. Irei judicializar. É censura! pic.twitter.com/jtWRp5VG0U
— André Porciuncula (@andreporci) February 2, 2022
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo proíbe uso de linguagem neutra em projetos da Lei Rouanet
Por Marina Verenicz
Regina Duarte celebra corte de cachês da Lei Rouanet: ‘Novidade importante’
Por CartaCapital