Política
Gestão Doria gastou menos da metade do orçamento do estado para obras antienchente
Em 2021, estado paulista usou apenas 45% do montante aprovado pela Assembleia


A gestão do governador de São Paulo, João Doria (PSDB) gastou 45% do total de verbas previstas para obras de infraestrutura contra enchentes no estado em 2021. Dos 996,9 milhões de reais, foram gastos 453,2 milhões. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.
Em 2020 o investimento no setor foi ainda menor. Dos 718,1 milhões disponíveis, apenas 18% foi destinado às obras de infraestrutura antienchentes.
Até agora, desde o começo das fortes chuvas que atingem o estado há uma semana, 24 mortes já foram registradas. Ao todo 27 municípios sofrem com enchentes e desabamentos.
O número de mortes registrados em decorrência das chuvas desde o início do verão, em dezembro, já chegou a 29.
Desde o começo do ano, o estudo já registrou mais de 382 mm de precipitação, a maior desde 2017, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
Confrontada, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente afirmou que investiu 333 milhões no combate às enchentes no ano passado. O que significaria um aumento de 33% em comparação ao ano anterior.
Em nota, a secretaria informou que novas obras para conter a alta dos rios não foram iniciadas por falta de liberação do financiamento pela Caixa Econômica Federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.