CartaExpressa
PDT vai ao TSE para descobrir quem financia o app ‘Bolsonaro TV’
O ex-capitão anunciou um programa para unificar todas as suas mensagens nas redes sociais


O Partido Democrático Trabalhista (PDT) protocolou uma medida cautelar junto ao Tribunal Superior Eleitoral requerendo informações sobre o financiamento do aplicativo ‘Bolsonaro TV’, lançado na segunda-feira 24 pelo presidente Jair Bolsonaro.
A legenda solicitou ao tribunal uma liminar de urgência para que o ex-capitão seja obrigado a informar as fontes que estruturaram o financiamento do aplicativo e revelar se houve participação de empresas na fase de desenvolvimento. O PDT ainda pede que seja estabelecido um prazo de cinco dias para que Bolsonaro apresente documentos e provas.
No texto, o partido de Ciro Gomes destaca que, embora o anúncio do aplicativo seja recente, uma versão de teste estava disponível desde julho de 2021. “Ainda, constata-se do histórico de versões na página do aplicativo, na Appstore, que a versão 1.5.0 remonta há 8 (oito) meses atrás, bem como a versão 1.5.2, que apresentou melhoria de desempenho e correção de bugs, ocorreu há 7 (sete) meses atrás”.
A legenda acrescenta que o aplicativo tem como desenvolvedor Rogério Cupti de Medeiros Júnior, advogado e atual assistente no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos- RJ) na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e reitera que há um ‘gap informativo’, o que não deixa claro se houve uso de dinheiro público no desenvolvimento do aplicativo.
Ao lançar o programa, Bolsonaro mencionou a possibilidade de unificar “as redes sociais de toda a família”. O aplicativo reúne as publicações do ex-capitão, como mensagens, vídeos e fotos publicados nos perfis de Twitter, Instagram, Facebook, YouTube e Telegram.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Servidores querem derrubada do veto de Bolsonaro que cortou R$ 1 bi do INSS: ‘Vai faltar até papel higiênico’
Por Agência O Globo
Estudante questiona Bolsonaro no cercadinho do Alvorada: ‘O senhor é uma farsa, presidente’
Por CartaCapital