CartaExpressa
PoderData: Lula cresce 10 pontos entre os evangélicos em um mês; Bolsonaro cai
Entre católicos, o petista lidera por 46% a 21% – em dezembro, Bolsonaro chegava a 29%
Pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira 20 mostra que Lula (PT) cresceu 10 pontos percentuais entre os evangélicos desde dezembro e empata tecnicamente, nesse segmento, com o presidente Jair Bolsonaro.
O ex-capitão tem 40% do eleitorado evangélico, enquanto Lula atinge 36%. No mês passado, Bolsonaro liderava por 43% a 26%.
Entre católicos, Lula lidera por 46% a 21% – em dezembro, Bolsonaro chegava a 29%.
Em uma projeção de 2º turno, Lula chegaria a 47% entre os evangélicos, mesmo percentual de Bolsonaro. Entre os católicos, o petista venceria com folga: 56% a 25%.
No geral, Lula mantém folgada liderança da corrida rumo à Presidência em outubro. Ele aparece com 42% das intenções de voto – todos os adversários, somados, chegam a 45%, o que indica possibilidade de vitória do petista no 1º turno.
As projeções de 2º turno indicam vitória de Lula em qualquer cenário:
- contra Bolsonaro, por 54% a 32%;
- contra Moro, por 49% a 26%;
- contra Ciro, por 47% a 19%;
- e contra Doria, por 48% a 16%.
A pesquisa PoderData foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 511 cidades nas 27 unidades da Federação de 16 a 18 de janeiro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


